LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
Dar
condições para que o aluno construa seu conhecimento lingüístico, por
sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses,
instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista,
compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com
eficiência e em seus diversos contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o sentido nas
mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
·
Ler, interpretar, produzir textos diversificados
com coerência;
·
Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita
e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
·
Distinguir fatos principais e secundários em
textos, identificando e caracterizando personagens;
·
Os objetivos específicos envolvendo ortografia e
gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.
CONTEÚDOS
1- GÊNEROS TEXTUAIS
·
Textos que se sabe de cor conforme interesse da
turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
·
Textos extras verbais: imagens, fotos e pinturas;
·
Contos;
·
Cartazes;
·
Entrevista;
·
Biografia;
·
Lendas;
·
Fábulas;
·
Poesias;
·
História em quadrinhos;
·
Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
·
Textos científicos e históricos;
·
Instrucional: regras de jogos, bulas de
remédios;
·
Informativos: notícias, anúncios, artigos,
classificados, relatórios, manual de instruções;
·
Leitura de textos diversos;
·
Leitura dramatizada;
·
Relatos com seqüência lógica (começo, meio e
fim);
·
Debates, opiniões, entrevistas;
·
Leitura em voz alta;
·
Variedades lingüísticas (aspectos regionais)
gírias, sotaques, etnias...
·
Produção de textos dos gêneros acima citados;
·
Parágrafos;
·
Reescrita;
·
Revisão de textos produzidos pelos alunos;
·
Reconhecimento das idéias globais do texto;
·
Identificação do autor, ilustrador e portador
dos textos trabalhados e lidos;
·
Noção de textos;
·
Intenção
do autor;
·
Interpretação de frases e expressões;
·
Sentido próprio e figurado;
·
Relação tema e título;
·
Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio,
meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião
do livro.
2- GRAMÁTICA
·
Encontro vocálico e consonantal;
·
Separação silábica para entendimento das regras
de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;
·
Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e
proparoxítona;
·
Substantivos: próprios e comuns, simples e
compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
·
Uso de sinônimos nas produções textuais;
·
Uso de adjetivos nas produções textuais, com o
propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo
com a situação e gênero trabalhado;
·
Artigo definido e indefinido em substantivos
sobrecomuns;
·
Uso dos pronomes;
·
Verbos (presente, passado e futuro),
concordância verbal;
·
Pontuação associada ao gênero textual que está
trabalhando;
·
Procedimento de uso do dicionário e procedimento
de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...
3- ORTOGRAFIA
·
Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
·
Regulares contextuais;
·
Regulares gramaticais;
·
Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z,
c/ç, SS/SC, gue/que.
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL
Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção
de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Ampliar o significado do número natural pelo seu
uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
·
Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
·
Relacionar a multiplicação a adição de parcelas
iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas
operatórias;
·
Reproduzir desenhos geométricos;
·
Identificar números pares e impares;
·
Dominar as quatro operações e prova real;
·
Fazer a leitura e escrita dos números
identificando antecessor e sucessor;
·
Resolver expressões numéricas seguindo a ordem
das operações (sinais);
·
Representar frações de figuras ou de objetos
representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
·
Conhecer a unidade monetária brasileira,
distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
·
Construir o significado de números racionais e
de sua representação fracionária;
·
Determinar o sucessor e antecessor de diferentes
números.
CONTEUDOS
1.1- HISTÓRIA DOS NÚMEROS
1.2- Sistema de numeração
decimal:
·
Unidade simples, milhar;
·
Leitura e escrita;
·
Valor posicional, antecessor e sucessor;
·
Ordem crescente e decrescente;
·
Composição e decomposição;
·
Par e ímpar.
2- NUMERAIS
·
Números ordinais (leitura, escrita e emprego no
cotidiano);
·
Números romanos.
3- OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
·
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
·
Prova real e terminologia;
·
Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
·
Situações -problema com as quatro operações –
interpretação, formulação e resolução;
·
Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
·
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
·
Exercícios mentais;
·
Sistema monetário.
4- NÚMEROS RACIONAIS
·
Frações (conceito, termo de uma fração, leitura
e escrita e tipos de frações).
5- NÚMEROS DECIMAIS
6- SISTEMA DE MEDIDAS
·
Produção e histórico cultural;
·
Tempo;
·
Comprimento;
·
Capacidade.
7- GEOMETRIA (sem
aprofundar)
·
Simetria e outras características das formas
geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
·
Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
·
Polígonos;
·
Ângulos;
·
Círculos, triângulos, quadriláteros;
·
Construção e análise de gráficos (leitura e
interpretação).
8- ESTATÍSTICA
·
Produção histórico cultural;
·
Leitura, interpretação e construção de gráficos
e tabelas.
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos
ampliando sua participação espacial;
·
Perceber-se como ser integrante e transformador
do meio em que vive;
·
Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de
referencia e nomear os pontos cardeais;
·
Manifestar pensamento crítico diante dos
problemas sociais, econômicos e políticos;
·
Reconhecer a importância da ação do homem no
reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
·
Manusear mapas, localizando continentes, país,
estado e cidades;
·
Conhecer as teorias da origem do universo;
·
Trabalhar noções de tempo, espaço e relações
sociais;
·
Compreender cultura como conjunto e experiências
acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
CONTEÚDOS
·
Sistema solar;
·
O universo;
·
Brasil;
·
Santa Catarina no Brasil;
·
Curitibanos em Santa Catarina ;
·
Leitura cartográfica.
ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA
ESPACIAL:
·
Pontos cardeais;
·
Orientação pelo sol;
·
Orientação pela bússola e demais aparelhos;
·
Orientação pelo cruzeiro do sul.
MUNICÍPIO (localização):
·
Situar o município no estado, na região, no
país, no continente e no mundo;
·
Planta do município (bairro, ruas, pontos de
destaque e distritos);
·
Limites do município;
·
Espaço urbano.
MUNICÍPIO
(aspectos físicos):
·
Noção de relevo;
·
Conceitos de relevo e formas de relevo;
·
Relevo do município;
·
Conceito de clima;
·
Clima do município;
·
Conceito de vegetação;
·
Vegetação do município;
·
Conceito de hidrografia;
·
Hidrografia do município;
·
Inter-relação homem X natureza.
MUNICÍPIO
(aspectos econômicos):
·
Conceito de agricultura;
·
Agricultura do município;
·
Conceito de pecuária;
·
Pecuária do município;
·
Matéria prima e industrialização;
·
Indústria e comercio do município;
·
Conceito de importação e exportação;
·
Importação e exportação do município;
·
Turismo no município e região.
HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL
Oferecer ao
aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade
social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar,
comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes
paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições
necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o
mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas
onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua
produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Registrar e conceituar informações sobre o
município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);
·
Relacionar as condições de vida no campo e na
cidade;
·
Relacionar a agricultura, pecuária, indústria,
comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
·
Reconhecer a evolução dos fatos históricos,
sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
·
Conhecer os fatos que deram origem a
Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
·
Caracterizar as semelhanças e diferenças
sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;
·
Identificar as autoridades do município e sua
organização política;
·
Conhecer os símbolos do município.
CONTEÚDOS
Pré – colonização:
·
Povo indígena: tribos e cultura;
·
Colonização;
·
Fundação (ocupação);
·
Linha do tempo;
·
Os primeiros habitantes;
·
Grupos étnicos que o formaram;
·
Cultura, tradições e lendas;
·
Tropeirismo e passagem de gado;
·
Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano,
organização social (escola e igreja);
·
Emancipação do município;
·
Atividades desenvolvidas no município: comércio,
indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
·
Organização política municipal: eleições,
prefeitos, vereadores;
·
Os serviços públicos;
·
Símbolos e hinos;
·
Legislação municipal;
·
Guerra do contestado (causas e conseqüências);
·
Revolução farroupilha;
·
Datas cívicas.
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL
Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e
investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um
todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das
suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com
os demais seres vivos e outros componentes da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Compreender o processo de evolução da terra,
identificando seus movimentos;
·
Distinguir o meio biótico e abiótico;
·
Comparar as diferentes misturas na natureza,
identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
·
Conhecer os recursos naturais e compreender a
importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu
desperdício;
·
Reconhecer a importância da água, discriminando
suas propriedades;
·
Despertar para o problema da poluição do ar e
sua solução;
CONTEÚDOS
·
Higiene e saúde;
O AR:
·
Importância do ar para os seres vivos;
·
Elementos que poluem o ar;
·
Doenças transmitidas e/ou provocadas pela
contaminação ou poluição do ar;
·
Experiência com o ar e sem ar;
·
Curiosidades sobre o ar.
A ÁGUA:
·
Água: composição química, propriedades, estados
físicos, ciclo da água na natureza;
·
Importância para os seres vivos.
·
Elementos que a poluem.
·
Estados físicos da água.
·
Aqüífero Guarani.
·
O ecossistema em relação aos recursos: ar, água
e solo.
·
A água como elemento essencial à vida;
SOLO:
·
Práticas conservacionistas;
·
Saneamento básico em relação ao município;
·
Solo característico do município;
·
Doenças que podem ser adquiridas pela poluição
ou falta de saneamento básico.
TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS
OS TEMAS:
- Higiene.
- Saúde.
- Economia ( o cuidar ) dos recursos
naturais.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO GERAL
Despertar valores e empregar o diálogo como forma de
esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas, construir uma imagem positiva
de si, respeito próprio e autoconfiança.
CONTEÚDOS:
- Campanha da Fraternidade;
- Páscoa;
- Educação para a inclusão;
- Amizade e respeito;
- Deus criou o mundo;
- Valores humanos;
- Ética e cidadania;
- Direitos e deveres;
- Dignidade humana;
- Perdão;
- Um pouco faz muito;
- Natal.
RECURSOS
E ESTRATÉGIAS
Os recursos e
estratégias abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades
de cada disciplina a ser estudada
1- Reescrita;
2- Produção de texto;
3- Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;
4-Trabalhos individuais e em grupo;
5- Pesquisas;
6- Dramatizações;
7- Criação de jogos;
8- Brincadeiras;
9- Conversas dirigidas;
10-Utilização de material concreto;
11- Relatos e registros;
12- Organização de painéis;
13- Vídeos e músicas, entrevistas;
14- Desenhos, recortes, pinturas e colagens;
15- Utilização de mapas e do globo.
AVALIAÇÃO
A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino
e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se
inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se
evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim,
diagnóstica, somativa e contínua.
CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO:
1- Resolução de
exercícios;
2- Trabalhos em grupos e
individuais;
3- Participação, colaboração
e interesse;
4- Elaboração de jogos,
cartazes, apresentações;
5- Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
6-Pesquisas;
7- Respeito com os
colegas, professores e funcionários;
8- Capricho, ordem e
cuidado com os material e o ambiente escolar;
9- Cooperação individual
do aluno em relação ao grupo;
10- Serão realizadas
atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem
dificuldades.
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