LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL:
Dar
condições para que o aluno construa seu conhecimento lingüístico, por
sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses,
instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista,
compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com
eficiência e em seus diversos contextos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender o sentido nas
mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;
·        
Ler, interpretar, produzir textos diversificados
com coerência;
·        
Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita
e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;
·        
Distinguir fatos principais e secundários em
textos, identificando e caracterizando personagens;
·        
Os objetivos específicos envolvendo ortografia e
gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.
CONTEÚDOS 
1- GÊNEROS TEXTUAIS
·        
Textos que se sabe de cor conforme interesse da
turma: (trava-línguas, canções, parlendas);
·        
Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;
·        
Contos;
·        
Cartazes;
·        
Entrevista;
·        
Biografia;
·        
Lendas;
·        
Fábulas;
·        
Poesias;
·        
História em quadrinhos;
·        
Cartas. Bilhetes, convites e receitas;
·        
Textos científicos e históricos;
·        
Instrucional: regras de jogos, bulas de
remédios;
·        
Informativos: notícias, anúncios, artigos,
classificados, relatórios, manual de instruções;
·        
Leitura de textos diversos;
·        
Leitura dramatizada;
·        
Relatos com seqüência lógica (começo, meio e
fim);
·        
Debates, opiniões, entrevistas;
·        
Leitura em voz alta;
·        
Variedades lingüísticas (aspectos regionais)
gírias, sotaques, etnias...
·        
Produção de textos dos gêneros acima citados;
·        
Parágrafos;
·        
Reescrita;
·        
Revisão de textos produzidos pelos alunos;
·        
Reconhecimento das idéias globais do texto;
·        
Identificação do autor, ilustrador e portador
dos textos trabalhados e lidos;
·        
Noção de textos;
·        
 Intenção
do autor;
·        
Interpretação de frases e expressões;
·        
Sentido próprio e figurado;
·        
Relação tema e título;
·        
Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio,
meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião
do livro.
2- GRAMÁTICA
·        
Encontro vocálico e consonantal;
·        
Separação silábica para entendimento das regras
de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;
·        
Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e
proparoxítona;
·        
Substantivos: próprios e comuns, simples e
compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;
·        
Uso de sinônimos nas produções textuais;
·        
Uso de adjetivos nas produções textuais, com o
propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo
com a situação e gênero trabalhado;
·        
Artigo definido e indefinido em substantivos
sobrecomuns;
·        
Uso dos pronomes;
·        
Verbos (presente, passado e futuro),
concordância verbal;
·        
Pontuação associada ao gênero textual que está
trabalhando;
·        
Procedimento de uso do dicionário e procedimento
de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...
3- ORTOGRAFIA
·        
Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;
·        
Regulares contextuais;
·        
Regulares gramaticais;
·        
Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z,
c/ç, SS/SC, gue/que.
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL
            Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção
de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e
trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        
Ampliar o significado do número natural pelo seu
uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;
·        
Ampliar os procedimentos de cálculos mentais,
escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;
·        
Relacionar a multiplicação a adição de parcelas
iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas
operatórias;
·        
Reproduzir desenhos geométricos;
·        
Identificar números pares e impares;
·        
Dominar as quatro operações e prova real;
·        
Fazer a leitura e escrita dos números
identificando antecessor e sucessor;
·        
Resolver expressões numéricas seguindo a ordem
das operações (sinais);
·        
Representar frações de figuras ou de objetos
representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;
·        
Conhecer a unidade monetária brasileira,
distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;
·        
Construir o significado de números racionais e
de sua representação fracionária;
·        
Determinar o sucessor e antecessor de diferentes
números. 
CONTEUDOS 
1.1- HISTÓRIA DOS NÚMEROS
1.2- Sistema de numeração
decimal:
·        
Unidade simples, milhar;
·        
Leitura e escrita;
·        
Valor posicional, antecessor e sucessor;
·        
Ordem crescente e decrescente;
·        
Composição e decomposição;
·        
Par e ímpar.
2- NUMERAIS
·        
Números ordinais (leitura, escrita e emprego no
cotidiano);
·        
Números romanos.
3- OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
·        
Adição, subtração, multiplicação e divisão;
·        
Prova real e terminologia;
·        
Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);
·        
Situações -problema com as quatro operações –
interpretação, formulação e resolução;
·        
Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;
·        
Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
·        
Exercícios mentais;
·        
Sistema monetário.
4- NÚMEROS RACIONAIS
·        
Frações (conceito, termo de uma fração, leitura
e escrita e tipos de frações).
5- NÚMEROS DECIMAIS
6- SISTEMA DE MEDIDAS
·        
Produção e histórico cultural;
·        
Tempo;
·        
Comprimento;
·        
Capacidade.
7- GEOMETRIA (sem
aprofundar)
·        
Simetria e outras características das formas
geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;
·        
Ponto, reta, segmento de reta, linhas;
·        
Polígonos;
·        
Ângulos;
·        
Círculos, triângulos, quadriláteros;
·        
Construção e análise de gráficos (leitura e
interpretação).
8- ESTATÍSTICA
·        
Produção histórico cultural;
·        
Leitura, interpretação e construção de gráficos
e tabelas.
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECIFICOS
·        
Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos
ampliando sua participação espacial;
·        
Perceber-se como ser integrante e transformador
do meio em que vive;
·        
Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de
referencia e nomear os pontos cardeais;
·        
Manifestar pensamento crítico diante dos
problemas sociais, econômicos e políticos;
·        
Reconhecer a importância da ação do homem no
reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;
·        
Manusear mapas, localizando continentes, país,
estado e cidades;
·        
Conhecer as teorias da origem do universo;
·        
Trabalhar noções de tempo, espaço e relações
sociais;
·        
Compreender cultura como conjunto e experiências
acumuladas pelo homem ao longo do tempo;
CONTEÚDOS
·        
Sistema solar;
·        
O universo;
·        
Brasil;
·        
Santa Catarina no Brasil;
·        
Curitibanos em Santa Catarina ;
·        
Leitura cartográfica.
ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA
ESPACIAL:
·        
Pontos cardeais;
·        
Orientação pelo sol;
·        
Orientação pela bússola e demais aparelhos;
·        
Orientação pelo cruzeiro do sul.
MUNICÍPIO (localização):
·        
Situar o município no estado, na região, no
país, no continente e no mundo;
·        
Planta do município (bairro, ruas, pontos de
destaque e distritos);
·        
Limites do município;
·        
Espaço urbano.
MUNICÍPIO
(aspectos físicos):
·        
Noção de relevo;
·        
Conceitos de relevo e formas de relevo;
·        
Relevo do município;
·        
Conceito de clima;
·        
Clima do município;
·        
Conceito de vegetação;
·        
Vegetação do município;
·        
Conceito de hidrografia;
·        
Hidrografia do município;
·        
Inter-relação homem X natureza.  
MUNICÍPIO
(aspectos econômicos): 
·        
Conceito de agricultura;
·        
Agricultura do município;
·        
Conceito de pecuária;
·        
Pecuária do município;
·        
Matéria prima e industrialização;
·        
Indústria e comercio do município;
·        
Conceito de importação e exportação;
·        
Importação e exportação do município;
·        
Turismo no município e região.
HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL
            Oferecer ao
aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade
social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar,
comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes
paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições
necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o
mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas
onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua
produção, situado historicamente no seu tempo e espaço. 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        
Registrar e conceituar informações sobre o
município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);
·        
Relacionar as condições de vida no campo e na
cidade;
·        
Relacionar a agricultura, pecuária, indústria,
comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;
·        
Reconhecer a evolução dos fatos históricos,
sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;
·        
Conhecer os fatos que deram origem a
Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;
·        
Caracterizar as semelhanças e diferenças
sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;
·        
Identificar as autoridades do município e sua
organização política;
·        
Conhecer os símbolos do município.
CONTEÚDOS
Pré – colonização:
·        
Povo indígena: tribos e cultura;
·        
Colonização;
·        
Fundação (ocupação);
·        
Linha do tempo;
·        
Os primeiros habitantes;
·        
Grupos étnicos que o formaram;
·        
Cultura, tradições e lendas;
·        
Tropeirismo e passagem de gado;
·        
Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano,
organização social (escola e igreja);
·        
Emancipação do município;
·        
Atividades desenvolvidas no município: comércio,
indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;
·        
Organização política municipal: eleições,
prefeitos, vereadores;
·        
Os serviços públicos;
·        
Símbolos e hinos;
·        
Legislação municipal;
·        
Guerra do contestado (causas e conseqüências);
·        
Revolução farroupilha;
·        
Datas cívicas.
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL
            Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e
investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um
todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das
suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com
os demais seres vivos e outros componentes da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        
Compreender o processo de evolução da terra,
identificando seus movimentos;
·        
Distinguir o meio biótico e abiótico;
·        
Comparar as diferentes misturas na natureza,
identificando a presença da água, solo, ar, rochas;
·        
Conhecer os recursos naturais e compreender a
importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu
desperdício;
·        
Reconhecer a importância da água, discriminando
suas propriedades;
·        
Despertar para o problema da poluição do ar e
sua solução;
CONTEÚDOS
·        
Higiene e saúde;
O AR:
·        
Importância do ar para os seres vivos;
·        
Elementos que poluem o ar;
·        
Doenças transmitidas e/ou provocadas pela
contaminação ou poluição do ar;
·        
Experiência com o ar e sem ar;
·        
Curiosidades sobre o ar.
A ÁGUA:
·        
Água: composição química, propriedades, estados
físicos, ciclo da água na natureza;
·        
Importância para os seres vivos.
·        
Elementos que a poluem.
·        
Estados físicos da água.
·        
Aqüífero Guarani.
·        
O ecossistema em relação aos recursos: ar, água
e solo.
·        
A água como elemento essencial à vida;
SOLO:
·        
Práticas conservacionistas;
·        
Saneamento básico em relação ao município;
·        
Solo característico do município;
·        
Doenças que podem ser adquiridas pela poluição
ou falta de saneamento básico.  
TRABALHAR EM TODOS OS  CONTEÚDOS 
OS TEMAS:
- Higiene.
 - Saúde.
 - Economia ( o cuidar ) dos recursos
     naturais.
 
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO GERAL
            Despertar valores e empregar o diálogo como forma de
esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas, construir uma imagem positiva
de si, respeito próprio e autoconfiança.
CONTEÚDOS:
- Campanha da Fraternidade;
 - Páscoa;
 - Educação para a inclusão;
 - Amizade e respeito;
 - Deus criou o mundo;
 - Valores humanos;
 - Ética e cidadania;
 - Direitos e deveres;
 - Dignidade humana;
 - Perdão;
 - Um pouco faz muito;
 - Natal.
 
RECURSOS
E ESTRATÉGIAS
            Os recursos e
estratégias abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades
de cada disciplina a ser estudada
1- Reescrita;
2- Produção de texto;
3- Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;
4-Trabalhos individuais e em grupo;
5- Pesquisas;
6- Dramatizações;
7- Criação de jogos;
8- Brincadeiras;
9- Conversas dirigidas;
10-Utilização de material concreto;
11- Relatos e registros;
12- Organização de painéis;
13- Vídeos e músicas, entrevistas;
14- Desenhos, recortes, pinturas e colagens;
15- Utilização de mapas e do globo.
AVALIAÇÃO
            A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino
e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se
inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se
evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim,
diagnóstica, somativa e contínua.
            CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO:
1- Resolução de
exercícios;
2- Trabalhos em grupos e
individuais;
3- Participação, colaboração
e interesse;
4- Elaboração de jogos,
cartazes, apresentações;
5- Atividades
desenvolvidas na sala de aula;
6-Pesquisas;
7- Respeito com os
colegas, professores e funcionários;
8- Capricho, ordem e
cuidado com os material e o ambiente escolar;
9- Cooperação individual
do aluno em relação ao grupo;
10- Serão realizadas
atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem
dificuldades.
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