domingo, 10 de junho de 2012

Planejamento anual do 4 ano

Planejamento Anual do 4 ano do Ensino Fundamental


                                                LÍNGUA PORTUGUESA 

OBJETIVO GERAL:

Dar condições para que o aluno construa seu conhecimento lingüístico, por sucessivas aproximações, relacionando e reorganizando hipóteses, instrumentalizando o aluno para obter informações, defender seu ponto de vista, compartilhar suas idéias e produzir seus próprios textos orais e escritos, com eficiência e em seus diversos contextos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto ou indireto;

·         Ler, interpretar, produzir textos diversificados com coerência;

·         Conscientizar o aluno da irregularidade na escrita e consultar o dicionário para extinguir dúvidas;

·         Distinguir fatos principais e secundários em textos, identificando e caracterizando personagens;

·         Os objetivos específicos envolvendo ortografia e gramática serão contextualizados e de acordo com o tema a ser estudado.

CONTEÚDOS

1- GÊNEROS TEXTUAIS

·         Textos que se sabe de cor conforme interesse da turma: (trava-línguas, canções, parlendas);

·         Textos extras  verbais: imagens, fotos e pinturas;

·         Contos;

·         Cartazes;

·         Entrevista;

·         Biografia;

·         Lendas;

·         Fábulas;

·         Poesias;

·         História em quadrinhos;

·         Cartas. Bilhetes, convites e receitas;

·         Textos científicos e históricos;

·         Instrucional: regras de jogos, bulas de remédios;

·         Informativos: notícias, anúncios, artigos, classificados, relatórios, manual de instruções;

·         Leitura de textos diversos;

·         Leitura dramatizada;

·         Relatos com seqüência lógica (começo, meio e fim);

·         Debates, opiniões, entrevistas;

·         Leitura em voz alta;

·         Variedades lingüísticas (aspectos regionais) gírias, sotaques, etnias...

·         Produção de textos dos gêneros acima citados;

·         Parágrafos;

·         Reescrita;

·         Revisão de textos produzidos pelos alunos;

·         Reconhecimento das idéias globais do texto;

·         Identificação do autor, ilustrador e portador dos textos trabalhados e lidos;

·         Noção de textos;

·          Intenção do autor;

·         Interpretação de frases e expressões;

·         Sentido próprio e figurado;

·         Relação tema e título;

·         Resenha: Personagens, ambiente, coesão (inicio, meio e fim), conflito (fatos que ocorrem durante a história), análise e opinião do livro.


2- GRAMÁTICA

·         Encontro vocálico e consonantal;

·         Separação silábica para entendimento das regras de acentuação gráfica e também para utilização correta no final da linha;

·         Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;

·         Substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, derivados e coletivos, gênero, número e grau;

·         Uso de sinônimos nas produções textuais;

·         Uso de adjetivos nas produções textuais, com o propósito de deixar os textos mais bonitos e interessantes de ler, de acordo com a situação e gênero trabalhado;

·         Artigo definido e indefinido em substantivos sobrecomuns;

·         Uso dos pronomes;

·         Verbos (presente, passado e futuro), concordância verbal;

·         Pontuação associada ao gênero textual que está trabalhando;

·         Procedimento de uso do dicionário e procedimento de busca para pesquisa em enciclopédia, listas, etc...

3- ORTOGRAFIA

·         Regulares diretas: f/v,t/d,p/b,m/n;

·         Regulares contextuais;

·         Regulares gramaticais;

·         Irregulares: x/ch, sons do x, c/SS, g/j, s/z, c/ç, SS/SC, gue/que.


MATEMÁTICA


OBJETIVO GERAL

            Desenvolver raciocínio lógico, oportunizando a construção de conceitos fundamentais, contribuindo para a melhoria do meio interagindo e trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Ampliar o significado do número natural pelo seu uso em situações-problemas e pelo conhecimento de relações e regularidades;

·         Ampliar os procedimentos de cálculos mentais, escritos, exatos e aproximados pelo conhecimento dos fatos fundamentais;

·         Relacionar a multiplicação a adição de parcelas iguais, construírem tabuada, reconhecendo e facilitando as técnicas operatórias;

·         Reproduzir desenhos geométricos;

·         Identificar números pares e impares;

·         Dominar as quatro operações e prova real;

·         Fazer a leitura e escrita dos números identificando antecessor e sucessor;

·         Resolver expressões numéricas seguindo a ordem das operações (sinais);

·         Representar frações de figuras ou de objetos representando em forma de desenhos lendo e escrevendo as frações mais comuns;

·         Conhecer a unidade monetária brasileira, distinguindo seu valor e resolvendo situações problemas;

·         Construir o significado de números racionais e de sua representação fracionária;

·         Determinar o sucessor e antecessor de diferentes números.


CONTEUDOS

1.1- HISTÓRIA DOS NÚMEROS

1.2- Sistema de numeração decimal:

·         Unidade simples, milhar;

·         Leitura e escrita;

·         Valor posicional, antecessor e sucessor;

·         Ordem crescente e decrescente;

·         Composição e decomposição;

·         Par e ímpar.

2- NUMERAIS

·         Números ordinais (leitura, escrita e emprego no cotidiano);

·         Números romanos.

3- OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

·         Adição, subtração, multiplicação e divisão;

·         Prova real e terminologia;

·         Expressão numérica com as quatro operações (simples-parênteses);

·         Situações -problema com as quatro operações – interpretação, formulação e resolução;

·         Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000;

·         Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;

·         Exercícios mentais;

·         Sistema monetário.

4- NÚMEROS RACIONAIS

·         Frações (conceito, termo de uma fração, leitura e escrita e tipos de frações).

5- NÚMEROS DECIMAIS

      ·         Reconhecer quantidades, leitura e escrita, operações e problemas (noção).

6- SISTEMA DE MEDIDAS

·         Produção e histórico cultural;

·         Tempo;

·         Comprimento;

·         Capacidade.

7- GEOMETRIA (sem aprofundar)

·         Simetria e outras características das formas geométricas na natureza, nas artes e nas edificações;

·         Ponto, reta, segmento de reta, linhas;

·         Polígonos;

·         Ângulos;

·         Círculos, triângulos, quadriláteros;

·         Construção e análise de gráficos (leitura e interpretação).

8- ESTATÍSTICA

·         Produção histórico cultural;

·         Leitura, interpretação e construção de gráficos e tabelas.





GEOGRAFIA


OBJETIVO GERAL

    O principal objetivo da geografia é o estudo das relações entre sociedade e natureza, oferecendo subsídios para que o aluno compreenda o espaço em que vive. A abordagem da geografia parte do olhar da geografia e por essa razão, preocupa-se em desenvolver adequadamente os conceitos, os procedimentos e as formas de raciocinar próprios da disciplina.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Orientar-se no espaço e no tempo em que vivemos ampliando sua participação espacial;

·         Perceber-se como ser integrante e transformador do meio em que vive;

·         Orientar-se no tempo, usando o sol como ponto de referencia e nomear os pontos cardeais;

·         Manifestar pensamento crítico diante dos problemas sociais, econômicos e políticos;

·         Reconhecer a importância da ação do homem no reaproveitamento dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente;

·         Manusear mapas, localizando continentes, país, estado e cidades;

·         Conhecer as teorias da origem do universo;

·         Trabalhar noções de tempo, espaço e relações sociais;

·         Compreender cultura como conjunto e experiências acumuladas pelo homem ao longo do tempo;


CONTEÚDOS

·         Sistema solar;

·         O universo;

·         Brasil;

·         Santa Catarina no Brasil;

·         Curitibanos em Santa Catarina;

·         Leitura cartográfica.

ORIENTAÇÃO GEOGRAFICA ESPACIAL:

·         Pontos cardeais;

·         Orientação pelo sol;

·         Orientação pela bússola e demais aparelhos;

·         Orientação pelo cruzeiro do sul.

MUNICÍPIO (localização):

·         Situar o município no estado, na região, no país, no continente e no mundo;

·         Planta do município (bairro, ruas, pontos de destaque e distritos);

·         Limites do município;

·         Espaço urbano.

MUNICÍPIO (aspectos físicos):

·         Noção de relevo;

·         Conceitos de relevo e formas de relevo;

·         Relevo do município;

·         Conceito de clima;

·         Clima do município;

·         Conceito de vegetação;

·         Vegetação do município;

·         Conceito de hidrografia;

·         Hidrografia do município;

·         Inter-relação homem X natureza. 

MUNICÍPIO (aspectos econômicos):

·         Conceito de agricultura;

·         Agricultura do município;

·         Conceito de pecuária;

·         Pecuária do município;

·         Matéria prima e industrialização;

·         Indústria e comercio do município;

·         Conceito de importação e exportação;

·         Importação e exportação do município;

·         Turismo no município e região.





HISTÓRIA


OBJETIVO GERAL

            Oferecer ao aluno instrumentos essenciais para a compreensão e intervenção na realidade social, ampliando, assim, sua capacidade de observar, conhecer, ampliar, comparar e compreender as características do lugar em que vivem e de diferentes paisagens e espaços geográficos. Possibilitando assim ao aluno condições necessárias à aquisição de conhecimentos que leva a compreender e questionar o mundo e a sociedade em que vivemos, através de estudos das sociedades humanas onde o homem é visto como ser histórico, que se constrói através de sua produção, situado historicamente no seu tempo e espaço.

           
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Registrar e conceituar informações sobre o município (clima, vegetação, relevo, atividades econômicas, etc...);

·         Relacionar as condições de vida no campo e na cidade;

·         Relacionar a agricultura, pecuária, indústria, comercio e serviços envolvendo meios de transporte e comunicação no município;

·         Reconhecer a evolução dos fatos históricos, sociais, econômicos e culturais do bairro, município, estado e país;

·         Conhecer os fatos que deram origem a Curitibanos, através de documentos, história, relatos e informações;

·         Caracterizar as semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais que delimitam as ações do homem curitibanense;

·         Identificar as autoridades do município e sua organização política;

·         Conhecer os símbolos do município.


CONTEÚDOS

Pré – colonização:

·         Povo indígena: tribos e cultura;

·         Colonização;

·         Fundação (ocupação);

·         Linha do tempo;

·         Os primeiros habitantes;

·         Grupos étnicos que o formaram;

·         Cultura, tradições e lendas;

·         Tropeirismo e passagem de gado;

·         Origem do nome, famílias pioneiras, cotidiano, organização social (escola e igreja);

·         Emancipação do município;

·         Atividades desenvolvidas no município: comércio, indústria, lazer, turismo, meios de comunicação, transporte e moradia;

·         Organização política municipal: eleições, prefeitos, vereadores;

·         Os serviços públicos;

·         Símbolos e hinos;

·         Legislação municipal;

·         Guerra do contestado (causas e conseqüências);

·         Revolução farroupilha;

·         Datas cívicas.




CIÊNCIAS


OBJETIVO GERAL

            Favorecer o desenvolvimento de uma postura reflexiva e investigadora sobre a vida e sua condição na natureza, percebendo-se como um todo dinâmico que interage com o meio e o transforma, visando a melhoria das suas condições de vida e da sua comunidade, tendo uma relação de harmonia com os demais seres vivos e outros componentes da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Compreender o processo de evolução da terra, identificando seus movimentos;

·         Distinguir o meio biótico e abiótico;

·         Comparar as diferentes misturas na natureza, identificando a presença da água, solo, ar, rochas;

·         Conhecer os recursos naturais e compreender a importância de sua preservação para a manutenção da vida na terra, evitando seu desperdício;

·         Reconhecer a importância da água, discriminando suas propriedades;

·         Despertar para o problema da poluição do ar e sua solução;


CONTEÚDOS

·         Higiene e saúde;

O AR:

·         Importância do ar para os seres vivos;

·         Elementos que poluem o ar;

·         Doenças transmitidas e/ou provocadas pela contaminação ou poluição do ar;

·         Experiência com o ar e sem ar;

·         Curiosidades sobre o ar.


A ÁGUA:

·         Água: composição química, propriedades, estados físicos, ciclo da água na natureza;

·         Importância para os seres vivos.

·         Elementos que a poluem.

·         Estados físicos da água.

·         Aqüífero Guarani.

·         O ecossistema em relação aos recursos: ar, água e solo.

·         A água como elemento essencial à vida;

SOLO:

·         Práticas conservacionistas;

·         Saneamento básico em relação ao município;

·         Solo característico do município;

·         Doenças que podem ser adquiridas pela poluição ou falta de saneamento básico. 

TRABALHAR EM TODOS OS CONTEÚDOS OS TEMAS:

  • Higiene.
  • Saúde.
  • Economia ( o cuidar ) dos recursos naturais.



ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVO GERAL

            Despertar valores e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas, construir uma imagem positiva de si, respeito próprio e autoconfiança.

CONTEÚDOS:

  • Campanha da Fraternidade;
  • Páscoa;
  • Educação para a inclusão;
  • Amizade e respeito;
  • Deus criou o mundo;
  • Valores humanos;
  • Ética e cidadania;
  • Direitos e deveres;
  • Dignidade humana;
  • Perdão;
  • Um pouco faz muito;
  • Natal.


RECURSOS E ESTRATÉGIAS



            Os recursos e estratégias abaixo mencionados serão utilizados de acordo com as necessidades de cada disciplina a ser estudada



1- Reescrita;

2- Produção de texto;

3- Estudos orais e escritos de compreensão e interpretação de texto;

4-Trabalhos individuais e em grupo;

5- Pesquisas;

6- Dramatizações;

7- Criação de jogos;

8- Brincadeiras;

9- Conversas dirigidas;

10-Utilização de material concreto;

11- Relatos e registros;

12- Organização de painéis;

13- Vídeos e músicas, entrevistas;

14- Desenhos, recortes, pinturas e colagens;

15- Utilização de mapas e do globo.








AVALIAÇÃO



            A avaliação sendo um elemento de integração entre ensino e aprendizagem, não deve ser vista como momento final desse processo, ela se inicia quando os alunos põem em jogo seus conhecimentos prévios e continua a se evidenciar durante toda a sua vida escolar e em seu cotidiano, sendo assim, diagnóstica, somativa e contínua.





            CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO:



1- Resolução de exercícios;

2- Trabalhos em grupos e individuais;

3- Participação, colaboração e interesse;

4- Elaboração de jogos, cartazes, apresentações;

5- Atividades desenvolvidas na sala de aula;

6-Pesquisas;

7- Respeito com os colegas, professores e funcionários;

8- Capricho, ordem e cuidado com os material e o ambiente escolar;

9- Cooperação individual do aluno em relação ao grupo;

10- Serão realizadas atividades de recuperação paralela nos conteúdos em que os alunos encontrarem dificuldades.






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