quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pilha alternativa - Experimento

Estudamos um pouco sobre   PARACELSUS:


 
“Todas as substâncias são tóxicas. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio”
Essa frase é de
Paracelsus, que viveu por volta de 1.500 e é considerado o “Pai da Toxicologia Moderna”.


Estamos estudando sobre a reciclagem de pilhas e baterias e segundo  Paracelsus uma pilha ou bateria jogada no meio ambiente não faz mal, mas várias, milhões de pilhas e baterias no nosso planeta vai causar sérios danos. A quantidade ou dose correta que faz a diferença.

Uma gota, umas gotinhas de limão não faz mal ou até um suco de 3 limões puro ao nosso organismo também não faz mal, mas muitos limões pode até matar, depende da quantidade, da dose correta utilizada.

Tanto o limão, como pilhas e baterias  para diferenciar um veneno de um remédio vai depender da dose.



Pilha de Limão
ou Pilha de Laranja ou ainda Pilha de Batata ou Pilha de abacaxi ou Pilha de vinagre...
Dia 28 de agosto de 2012 testamos com nossos alunos que  é possível obter eletricidade a partir de um limão. Sim, não só são as pilhas comuns que podem gerar eletricidade. E o mais legal é que testamos com o limão, laranja,abacaxi, batata e o vinagre.  Na verdade, a corrente elétrica surge a partir dos potenciais elétricos de dois metais que são cravados no limão, na laranja, na batata, no abacaxi e no vinagre. O caráter ácido do limão/laranja/abacaxi/vinagre  e o caráter básico da batata ajudam na condução da eletricidade. Mas o que é que causa esta corrente?

 O melhor resultado surge da combinação de zinco e cobre, mas também pode ser usado zinco e alumínio, ou ainda latão e alumínio.

Após fincá-los no limão (ou laranja, ou batata,ou abacaxi ou vinagre) e uní-los por fios, pode-se ligá-los a um pequeno aparelho elétrico .Nós testamos numa calculadora e funcionou.  A corrente produzida é suficiente para acendê-lo, ainda que por alguns minutos.


 
 
 
 
 
 
 


 
 
Cuidados no Experimento

A eletricidade produzida é na realidade muito pequena para acender uma lâmpada comum, mesmo as menores. Mas é possível acender uma pequena lampadinha  (ou mesmo um LED – uma lâmpada especial, destas coloridas que existem nos aparelhos de TV e de som estéreo, geralmente nas cores vermelha e verde) são materiais muito baratos e facilmente encontráveis nas lojas de produtos elétricos. Para se acender uma destas lampadinhas é necessário 1,5 volt e alguns miliamperes, o que é difícil de se conseguir com apenas 1 limão, laranja ou batatinha.
Utilizando um multímetro medimos a tensão ou volt e descobrimos que:
dois limões deu 1,78
duas laranjas deu 1,83
vinagre deu 2,42
um abacaxi deu 3,40
4 batatas deu 3,56
 
Tentamos ligar a calculadora e ela funcionou ou ligou em todos. Ficamos muito felizes com a nossa experiência.


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário